Bom dia, boa tarde boa noite!
Quem quando criança nunca quis ser um mafioso, daqueles com chapel, terno preto com riscas, charuto e sotaque italiano?Ta, talvez só eu tinha essa vontade quando criança, mas o que importa é que talvez fazer parte da Mafia Italiana tenha lá seus prós: Respeito, dinheiro...
E você ai se perguntando o que a Mafia tem a ver com uma matéria sobre carros...
Poxa, já prestou atenção nos carros que esses caras dirigem(ou pelo menos possuem)?
Eles amam carros alemães!
Hoje pela rua me deparei com um lindo exemplar de BMW, uma 540i 1998~2000 pra ser mais exato. Vendo um carro desses não me vem outra coisa em mente que não seja a Mafia e seu estilo que impõe respeito e esbanja bom gosto.
Nem todo mundo sabe, mas as séries tradicionais da BMW (Séries 3, 5, 7 e 8) trazem detalhes sobre o carro no próprio nome.
Os nomes dados aos modelos dos carros da BMW seguem um padrão, que indica, em três dígitos, o modelo do carro e sua motorização. Assim, temos como exemplo o BMW 325, que indica um carro da série 3, com motorização 2.5 Litros de cilindrada. Em alguns casos, o número não indica com fidelidade a motorização do modelo, podendo variar. A regra geral, porém, é de que a cilindrada do veículo é maior quanto maior for esse número. Para as demais séries, como a Z e a X, a empresa adotou outro padrão, sem nenhuma relação com a motorização.
Logo, estamos falando de um modelo da Série 5, com motorização 4.0l
Infelizmente eu estava um pouco apressado e não pude apreciar mais do que por alguns segundos essa preciosidade, então eu decidi levantar a ficha dessa Mafiosa e eis o que eu descobri:
O modelo causou grande impacto na indústria automobilística ao ser lançado, devido a sua suspensão quase totalmente feita em alumínio, o que garantia ótima dirigibilidade e boa distribuição de peso.
Aliado a essa característica, havia ainda a tradicional boa qualidade de construção e os legendários motores com ótima suavidade de funcionamento, potência e refinamento." - Wikipédia - A enciclopédia livre
Não me diga, dona Wiki! É uma BMW, era o minimo que se deve esperar dela!
Insatisfeito com tão pouca informação, eu decidi me aprofundar nesse modelo.
Projeto e Nascimento
BMW E39 foi o modelo da BMW Série 5 feita entre 1995 e 2003. O E39 foi o sucessor do BMW E34 em 1995, e foi substituído pelo E60 em 2003. As vendas para a Alemanha e na maioria da Europa Ocidental começaram em 1995, e em 1996 as vendas para o resto do mundo haviam começado. Uma Aatualização apareceu em 2000, com alterações de detalhe minimos. No lançamento, o modelo básico era o 520i, que desenvolveu 112 kW (150 hp) nos modelos pré-atualização, e 126 kW (170 hp) em modelos posteriores. Uma variação M5 foi introduzida em 1998, com um motor S62 V8 4.9-l ". Todos os modelos M5 estavam disponíveis tanto como um sedan ou como wagon, este último chamado Touring.Desenvolvimento para o sucessor do E34 começou no início de 1989, conhecida internamente como "Entwicklung 39" e terminou em 1995. O desenho final por Joji Nagashima foi selecionado em 1992 e mais tarde congelados para a produção em 1993, com a patente de design alemão sendo arquivado em 20 de abril de 1994. Os primeiros modelos de produção-piloto foram construídos em fevereiro de 1995, com a produção em larga escala de partida no final do ano. O redesenho veículo completo inspira-se fortemente a partir do E38 Série 7 na construção do corpo e tecnologia eletrônica. O sedan BMW de nível médio mostrou mudanças de estilo de evolução, em vez de um redesign dramático. Inicialmente oferecido apenas como um sedan, a distância entre eixos aumentou 68 milímetros (2,7 in) e comprimento total de 55 milímetros (2,2 in) sobre a anterior série 5, o E34 .
Nos EUA, o novo Série 5 veio em duas formas: a 528i e 540i. O 528i 1996 introduziu um novo M52 de seis cilindros em linha que compartilhava com o E36 328i , o 540i um 4.4 litros M62 V8 partilhada com os E38 740i . Ambos os motores foram atualizados em relação à geração anterior 5 Series. A dupla de 2.8 litros em cima da árvore de cames de seis cilindros do motor fez 141 kW (190 hp), contra 210 quilowatts (282 hp) para o 4.4-litro DOHC dupla, todo- alumínio V8. A ZF S5-31 de cinco velocidades estreita relação de transmissão manual é de série no 528i, com um opcional A4S 310 R de quatro velocidades automática ou (Nos modelos do resto do mundo) a A5S310Z cinco velocidades Steptronic transmissão (baseado na ZF 5HP18 ).
O 540i, por outro lado, pode ter tanto um Getrag de seis velocidades manual ou uma nova A5S cinco-velocidade transmissão automática 560Z com controle adaptativo de transmissão (com ou sem opção de Steptronic). Equipamento de série em ambos os modelos incluídos duplo frontal e laterais airbags , freios ABS ,controle de tração , direção hidráulica e ar condicionado.
Modelos de seis cilindros também recebem uma frente de alumínio subframe. Os tirantes utilizam o alumínio "Tension Link" que vem para a frente a partir de uma posição para trás para a frente da roda e uma ligação horizontal de alumínio para localizá-los. O alumínio é utilizado para as juntas de direção, tubo de suporte exterior, e as almofadas de mola; poupando 21 kg (46 libras).
O E39 emprega desenho da suspensão traseira semelhante ao E38 Série 7, independentemente do modelo especificado. Esta "suspensão traseira four-link integral" ou "Z-link" eixo foi introduzida pela primeira vez no BMW Z1 . Com isso, suportes Chapman são utilizados. Com o 540i, a BMW manteve a direção suspensão dianteira e dos E34 540i anteriores com o projeto com base no E38 Série 7. O tamanho físico, dimensões e peso do motor V8 fez necessário o uso da velha direção de esferas circulantes. Este sistema conduz a partir do lado de trás do eixo. A subestrutura da frente é de aço.
Vários tamanhos de motor e configurações estão disponíveis. O mercado norte-americano viu o 525i, 528i, 530i, 540i e M5. A gama Europeia foi, porém, mais diversificada, com a BMW oferecendo os modelos 520i, 523i, 525i, 528i, 530i, 535i, 540i, 525tds, 520d (o único de quatro cilindros do motor 5-Series nesta geração), 525d, 530d e M5 .
Segurança? É Uma BMW, filho!
O corpo todo em aço E39 funciona como uma gaiola de segurança para a proteção dos ocupantes. A rigidez estrutural do monocoque foi aumentada usando engenharia assistida por computador. Isto permite que os pontos principais possam ser reforçados, para aumentar a rigidez, sem aumentar significativamente o peso. O aumento geral é de 10 quilogramas (20 libras), o que é compensado pelo alumínio suspensão.Técnicas de soldagem a laser garantiam a ligação rígida por toda parte. Outra área de foco no desenho do corpo estava em dinâmica estrutural. O corpo foi projetado de forma que as frequências de torção e flexão são em faixas separadas e freqüência natural acima. Estas frequências estão fora da faixa de vibrações do motor e sistema de transmissão;. Assim eles não vão amplificá-los.
A aerodinâmica do corpo e as características do E39 projetado deu ao 528i e ao 540i coeficientes de arrasto de 0,28 e 0,31, respectivamente. A rigidez torcional também foi aumentada durante o E34, em 40%. O chassi foi tão rígido que a rigidez foi inalterada para o modelo E60. Esta rigidez adicional permite a suspensão trabalhar com mais precisão. Também permite que a engenharia total de qualidade de passeio através da suspensão, ao invés de, em combinação com o corpo de flex.
Com o E39, dois tipos de direção e duplo pivô, são usados sistemas de suspensões MacPherson. Para os modelos de 520i-530i, a BMW, pela primeira vez, na série 5, utilizado de cremalheira e pinhão de direção. Esta não só oferece redução de peso ao longo da esfera de recirculação usada nos V8, mas também proporciona uma resposta mais rápida através da direção, seu rácio variável, bem como uma sensação mais precisa. Este sistema conduz a partir da frente do eixo.
A aerodinâmica do corpo e as características do E39 projetado deu ao 528i e ao 540i coeficientes de arrasto de 0,28 e 0,31, respectivamente. A rigidez torcional também foi aumentada durante o E34, em 40%. O chassi foi tão rígido que a rigidez foi inalterada para o modelo E60. Esta rigidez adicional permite a suspensão trabalhar com mais precisão. Também permite que a engenharia total de qualidade de passeio através da suspensão, ao invés de, em combinação com o corpo de flex.
Para os alemães, dirigir jamais pode ser algo cansativo.
Com o E39, dois tipos de direção e duplo pivô, são usados sistemas de suspensões MacPherson. Para os modelos de 520i-530i, a BMW, pela primeira vez, na série 5, utilizado de cremalheira e pinhão de direção. Esta não só oferece redução de peso ao longo da esfera de recirculação usada nos V8, mas também proporciona uma resposta mais rápida através da direção, seu rácio variável, bem como uma sensação mais precisa. Este sistema conduz a partir da frente do eixo.
Modelos de seis cilindros também recebem uma frente de alumínio subframe. Os tirantes utilizam o alumínio "Tension Link" que vem para a frente a partir de uma posição para trás para a frente da roda e uma ligação horizontal de alumínio para localizá-los. O alumínio é utilizado para as juntas de direção, tubo de suporte exterior, e as almofadas de mola; poupando 21 kg (46 libras).
O E39 emprega desenho da suspensão traseira semelhante ao E38 Série 7, independentemente do modelo especificado. Esta "suspensão traseira four-link integral" ou "Z-link" eixo foi introduzida pela primeira vez no BMW Z1 . Com isso, suportes Chapman são utilizados. Com o 540i, a BMW manteve a direção suspensão dianteira e dos E34 540i anteriores com o projeto com base no E38 Série 7. O tamanho físico, dimensões e peso do motor V8 fez necessário o uso da velha direção de esferas circulantes. Este sistema conduz a partir do lado de trás do eixo. A subestrutura da frente é de aço.
Para compensar a pesada front end, BMW usa componentes alumínio extra, incluindo a caixa de direção, juntas de direção, o tubo de suporte externo, e as almofadas de mola. Os suportes estão localizados, por uma película de alumínio "Impulse Link" que vem a partir da retaguarda para atender a parte de trás da roda e uma ligação horizontais de alumínio.
Coração pulsante
Vários tamanhos de motor e configurações estão disponíveis. O mercado norte-americano viu o 525i, 528i, 530i, 540i e M5. A gama Europeia foi, porém, mais diversificada, com a BMW oferecendo os modelos 520i, 523i, 525i, 528i, 530i, 535i, 540i, 525tds, 520d (o único de quatro cilindros do motor 5-Series nesta geração), 525d, 530d e M5 .
Motores a gasolina
Modelo | Poder | Torque | 0-100 km / h | Anos |
---|---|---|---|---|
520i | 110 kW (150 PS, 148 cv) @ 5900 | 190 N · m (140 ft · lbf) @ 3500 | 10.2/11.5 ( MT / AT ) | 1996-2000 |
520i | 125 kW (170 PS, 168 cv) @ 6250 | 210 N · m (150 ft · lbf) @ 3500 | 9.1/10.2 (MT / AT) | 2000-2003 |
523i | 125 kW (170 PS, 168 cv) @ 5500 | 245 N · m (181 ft · lbf) @ 3500 | 8.5/9.7 (MT / AT) | 1995-2000 |
525i | 141 kW (192 PS, 189 cv) @ 6000 | 245 N · m (181 ft · lbf) @ 3500 | 8.1/8.9 (MT / AT) | 2000-2003 |
528i | 142 kW (193 PS, 190 cv) @ 5500 | 280 N · m (210 ft · lbf) @ 3500 | 7.5/8.8 (MT / AT) | 1995-2000 |
528i SE | 142 kW (193 PS, 190 cv) @ 5500 | 280 N · m (210 ft · lbf) @ 3500 | 7,1 (MT) | 1998 |
530i | 170 kW (231 PS, 228 cv) @ 5900 | 300 N · m (220 ft · lbf) @ 3500 | 7.1/7.5 (MT / AT) | 2000-2003 |
535i | 180 kW (245 PS, 241 cv) @ 5800 | 345 N · m (254 ft · lbf) @ 3800 | 6.9/7.6 (MT / AT) | 1996-2003 |
540i | 210 kW (286 PS, 282 cv) @ 5400 | 440 N · m (320 ft · lbf) @ 3600 | 6.0/6.3 (MT / AT) | 1996-1998 |
540i | 217 kW (295 PS, 291 cv) @ 5400 | 460 N · m (340 ft · lbf) @ 3600 | 5.4/5.6 [ duvidosa ] (MT / AT) | 1999-2003 |
M5 | 294 kW (400 PS, 394 cv) @ 6600 | 500 N · m (370 ft · lbf) @ 3800 | 4,8 (MT) | 1998-2003 |
Os motores a diesel
Modelo | Poder | Torque | 0-100 km / h | Anos |
---|---|---|---|---|
520d | 100 kW (136 PS, 134 cv) @ 4000 | 280 N · m (210 ft · lbf) @ 1750 | 10,6 (MT) | 2000-2003 |
525d | 120 kW (163 PS, 161 cv) @ 4000 | 350 N · m (260 ft · lbf) @ 2000 | 8.9/9.1 (MT / AT) | 2000-2003 |
525td | 85 kW (116 PS, 114 cv) @ 4800 | 230 N · m (170 ft · lbf) @ 1900 | 11,9 (MT) | 1997-2000 |
525tds | 105 kW (143 PS, 141 cv) @ 4600 | 280 N · m (210 ft · lbf) @ 2200 | 10.4/11 (MT / AT) | 1996-2000 |
530d | 135 kW (184 PS, 181 cv) @ 4000 | 390 N · m (290 ft · lbf) @ 1750 | 8.1/8.4 (MT / AT) | 1998-2000 |
530d | 142 kW (193 PS, 190 cv) @ 4000 | 410 N · m (300 ft · lbf) @ 1750 | 7.8/8.3 (MT / AT) | 2000-2003 |
Especificações Técnicas:
Fabricante BMW
Produção Setembro 1995 - junho de 2003 (sedan)
junho 1996 - abril de 2004 (Touring)
Montagem Alemanha: Dingolfing
México: Toluca
Rússia: Kaliningrad
Antecessor BMW Série 5 (E34)
Sucessor BMW Série 5 (E60)
Classe Mid-size carro de luxo
Estilo de corpo 4 portas sedan
de 5 portas wagon
Traçado Motor dianteiro, tração traseira
Motor Gasolina:
2,0-2,8 L de seis cilindros BMW M52
2,2-3,0 L de seis cilindros BMW M54
3,5-4,4 L V8 BMW M62
4.9 L V8 BMW S62
Diesel:
2.0 L de quatro cilindros turbo BMW M47
2.5 L de seis cilindros turbo BMW M51
2,5-3,0 L de seis cilindros turbo BMW M57
Transmissão 5 velocidades manual de
4 velocidades automática
de 5 velocidades automática
de 6 velocidades manual de
Distância entre eixos 2830 milímetros (111,4 in)
Comprimento 4.775 milímetros (188,0 in) (saloon)
4806 milímetros (189,2 in) (propriedade)
Largura 1801 milímetros (70,9 cm)
Altura 1.435 milímetros (56,5 in) (saloon)
1415 milímetros (55,7 in) (2000-03 sedã 540i)
1,440 milímetro (56.7 in) (1997-1999 estate)
1.417 milímetros (55,8 in) (1997-1999 sedã 540i)
1486 milímetros ( 58.5 in) (2000-03 estate)
Designer (s) Joji Nagashima (1992)
Realmente, ser um mafioso tem lá seu charme!
Agradecimentos especiais: http://forums.bimmerforums.com
Uma abraço, até a próxima!
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