sábado, 18 de maio de 2013

O que há de novo? (Pantera)



Bom dia, boa tarde, boa noite galera!

Em um tempo em que reinam as maquinas mais completas quando se trata de quesitos como design, potencia, luxo e conforto, vamos regredir uns anos(pra ser exato, algumas décadas) atras e relembrar ou até mesmo conhecer aqueles que um dia foram e, na minha humilde e singela opinião, continuam sendo objetos de desejo e admiração por parte de muitos.
Hoje vamos falar de uma maquina incrível, que revolucionou a sua época por se tratar de um super esportivo, alem de trazer formas completamente a frente do seu tempo. Antes que você perca a paciência (Sei muito bem que a essa altura do campeonato você está se perguntando: Mas que maldito carro velho é esse que ele fala, fala, fala e não diz o nome?) vou dizer do que se trata: De Tomaso Pantera GTS.

Falemos um pouco da marca e da arvore genealógica desta criação.
A De Tomaso Modena SpA é uma montadora de automóveis italiana. Foi fundada por Alejandro de Tomaso (1928–2003) em Módena em 1959 e liquidada em 2004. A Marca ja vinha produzindo o De Tomaso Magusta (Que é assunto para outro post...) que por sua vez foi sucedido pelo Pantera . Ele apareceu em 1971 com um coração 351 Cleveland Ford V8 e um corpo baixo, em forma de cunha desenhado por Tom Tjaarda, nos estúdios Ghia . Através de um acordo com a Ford, a De Tomaso vendeu o Pantera nos EUA nas concessionarias Ford, Lincoln e Mercury. Entre 1971 e 1973, 6128 Panteras foram produzidos em Modena , o modelo produzido em maior número da De Tomaso. A crise do petróleo de 1973 e de outros fatores a Ford foi obrigada a retirar do negócio o Pantera no final de 1973.


Durante os anos 1970 e 1980 a produção de Pantera continuou em uma escala muito reduzida, a uma taxa de menos de 100 carros por ano. Deste ponto em diante, os carros estavam sendo, em grande parte construído à mão. O que só aumentava a preciosidade de cada exemplar. O ultimo Pantera a ser produzido foi entregue ao seu proprietário em 1992 (para a tristeza dos fãs desse mito).

Então, vamos ao que interessa, Aprecie sem moderação!

Acima, o Pantera e com o 351 Cleveland Ford V8


Um design Avançado demais para seu tempo era um dos itens que tornavam o super esportivo único.


Com um motor Ford 351 e 330 Hp, alem de admiradores, atraia para si o respeito dos amantes da velocidade

Sonho de consumo desde os anos 70. Faróis escamoteaveis, um item clássico para os esportivos da epoca.



Desenhado nos tão conceituados Estúdios Ghia, trazia uma construção que proporcionava uma excelente aerodinâmica.

Um carro tão desejado que chegou a ser possuído até mesmo por Elvis Presley.

O carro (um modelo de 1972) apareceu também no filme Velozes e Furiosos 5 (Fast Five), na cena do trem.




Ficha Técnica:
  • Motor: 351 cm 3 (5.752 cc), Cleveland(5,7L) V8 
  • Alimentação: 330 hp (246 kW) 
  • Curb peso: £ 3.123 (1,417 kg) 
  • Distância entre eixos: 98,4 em (2.499 mm) 
  • Trilha dianteira: 57,0 em (1.448 milímetros) 
  • Trilha traseira: 58,0 em (1.473 mm) 
  • Comprimento: 158,0 em (4013 milímetros) 
  • Largura: 67,0 em (1702 milímetros) 
  • Altura: 43,4 cm (1,102 milímetro) 
  • Freios: Frente 332 x 32 ventilados e perfurados; traseiro: 314 x 28 ventilado / Os Panteras de 1971 tinham rodas de 15'' e discos de freio menores que 300 mm (11,8 in). 
  • Velocidade máxima: 159 mph (256 km / h). 
E O PREÇO MÉDIO DE UM DE TOMASO PANTERA GTS HOJE EM DIA? Algo em torno de $ 189.000,00 dollares (o que na minha opinião, vale cada centavo).

Espero que tenham gostado da matéria, e não deixem de acompanhar as próximas. Quer sugerir um carro para a próxima matéria? Você está no comando! Envie sua sugestão para gui444@live.com com o titulo de "O que há de novo?"


Um abraço, até a proxima!

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